O (meu) Caderno de Viagem

Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei aqui em Porto, em setembro do ano passado, foi tratar de ir na papelaria e voltar pra casa com um caderno novo.
E não era um caderno qualquer… Aquela brochura sem graça que custou €1,00, de capa preta e sem linhas ia se tornar um companheiro fiel durante a viagem e um álbum de lembranças a ser guardado por muitos anos: aquele caderno é hoje o meu Caderno de Viagem.

O ditocujo.

Em pouco tempo ele virou um mural da minha rotina e das minhas viagens, preservando pequenos objetos e detalhes que eu não sei se ainda estariam fresquinhos na minha memória sem ele. Acho que o Caderno de Viagem é a materialização da minha vontade de lembrar de cada detalhe desse ano de intercâmbio.

Moeda de 1/2 dihan do Marrocos, cartão de transporte da Holanda, pulseira trançada pelos nigerianos em Paris e uma pena de gaivota da praia de Matosinhos.

Ele nunca saiu do meu apartamento, mas é tão viajado…
Depois de descobrir um pouco sobre a Catalunha ou de 12 dias pela Itália, lá to eu refazendo mentalmente o roteiro e colando ingressos, rótulos, adesivos e escrevendo legendas sobre os lugares visitados e pequenas lembranças das viagens.

Pedacinhos das viagens (:

E os passeios pelo Porto também não podem ser esquecidos, porque essa cidade é mágica!
Olha ali a “placa” laranja que rendeu nossa carona de Sta. Maria da Feira… Tem propaganda de exotérico africano, raspadinha que não deu em nada, mais ingressos e uma página inteira pra A Vida Portuguesa, que é uma loja muito gira (ou linda) daqui.

Pedacinhos da vida no Porto.

Outro motivo que me faz guardar esse Caderno com muito carinho é que ele carrega mensagens da maioria das pessoas que hospedamos aqui em casa pelo CouchSurfing.
Entre receitas de sobremesa em português confuso e mensagens em chinês (de uma taiwanesa) com tradução simultânea, eu acabo sempre lembrando do tempo que passamos juntos e da oportunidade de conexão que tivemos, pelo menos por alguns dias.
Aqui, a maioria dos intercambistas vivem em apartamentos de nacionalidades mistas, e numa casa só de brasileiros como a nossa, poder receber gente de outros países é sempre um presente!

Mensagens dos nossos “couchs” ;D

Enfim, agora faltam menos de três meses pra eu voltar pro Brasil.
To administrando as entregas dos trabalhos do final de semestre na faculdade, e planejando meus últimos passeios (desse ano) pela Europa.
Espero ainda ter muita coisa pra colar e escrever no meu Caderno de Viagem!

Até (;

Um pensamento sobre “O (meu) Caderno de Viagem

  1. guilhermina disse:

    Que lindo Mari!!!

Deixe um comentário