Dicas de Viajante

Como as últimas semanas do intercâmbio foram bem agitadas (vou contar sobre elas no próximo post), não deu tempo de postar nada e já escrevo em terras brasileiras!
Mas antes de falar do final da viagem…

Quero dar cinco dicas gerais pra quem pensa em viajar, ou tá começando agora sua jornada:

1. Não é War.
Você não precisa conquistar todos os territórios, por isso, CALMA. Eu sei que é uma tentação querer ir pra todas as cidades/países próximos. Mas melhor do que correr contra o tempo e ficar frustrado/da pelos lugares que não deu pra conhecer é ir pra onde surgirem oportunidades, ver tudo com calma e ter sempre em mente que você pode, SIM, ter outras oportunidades de voltar e conhecer ainda mais.

A Europa não vai ser transferida pra Marte amanhã. Calma.

 

2. Surfe os sofás.
Aproveite bem o CouchSurfing. Hospedar e ficar hospedado na casa de pessoas do mundo todo… Essa experiência com CS é quase indescritível. Fortalece sua confiança nas pessoas, você ganha conselhos e dicas especiais que nem todo turista sabe. Compartilha e vive novas histórias, exercita o inglês e aprende um pouco de outras línguas, divide a comida e novas receitas, faz amigos. É sempre uma experiência diferente e um aprendizado.

 

3. Olhe os muros.
Eu, como participo e adoro arte urbana, não posso deixar de dizer isso: Não se atenha a olhar só pros grandes pontos turísticos. Ande pelas ruas olhando pros lados, pros becos e pras esquinas, é certeza que você vai encontrar milhões de coisas incríveis que artistas locais (ou não) deixaram lá pra te encantar… Até fiz um album no Facebook com as artes mais legais que encontrei pela Europa nesse ano de intercâmbio.

Jef Aerosol (!!!) perto do Pompidou, em Paris

 

4. Ande. Muito.
Foi a melhor dica de viagem que recebi, e to passando pra frente. Antes de sair pra conhecer qualquer cidade, vá antes no Google ou na recepção do hostel e veja se lá rolam Free Walking Tours. Esse é um esquema onde guias se disponibilizam pra mostrar os principais pontos da cidade a pé, e no caminho eles vão falando sobre as origens da cidade, contextualizam ela na história e contam curiosidades, superstições, explicam costumes, etc. No final, você paga ao guia uma “gorjeta livre” de quanto você acha que valeu o tour (ou quanto você puder gastar). A Sandeman’s é uma organização que tem ótimos tours em várias cidades da Europa. Em Barcelona o Travel Bar tem um muito legal, além de outras atividades….  É um sistema inteligente, que acaba saindo barato pra estudantes e é muito divertido!

O.J., o guia de Madri / Tijo, nosso guia em Praga / Tim, o guia mais louco que o Batman servindo queijo no tour de Amsterdam.

 

5. Coração aberto!
Queria que alguém tivesse me dado essa dica importante antes de eu ir, então ATENÇÃO AQUI! Nem tudo são flores e fotos com sorrisos na vida de um intercambista viajante… Você vai morrer de saudades de casa. Você vai se sentir sozinho/a. Você vai entrar em furadas, passar perrengue em viagens. Você vai errar muito por falta de experiência. Mas mantenha sempre o coração aberto e pronto pra outra! Se permita fazer o impensável. Tire fotos idiotas. Vá em todas as festas que puder, e nas aulas também :) Aproveite cada convite dos amigos pra viagens e lembra sempre que cada tropeço é um novo aprendizado. O que vai restar depois são as fotos e as lembranças.

Se joga.

Falando em início de jornada…
As minhas amigas do Design da Univille Elaine e Barbara acabaram de começar a delas em Portugal!
E foram muito mais espertas e profissionais que eu, capricharam criando o Nossas Linhas. Além de um blog, as gurias mantem uma página no Facebook com as novidades. Tá bem legal acompanhar elas, confere lá :)

Até (;

Um pensamento sobre “Dicas de Viajante

  1. Bianca disse:

    Estou indo para Porto em Setembro, passar um ano estudando, intercâmbio também… Adorei ler seu blog, estou tão ansiosa!!

Deixe um comentário