O (meu) Porto

Faz 12 dias que cheguei no Porto. No ir-e-vir de resolver coisas desde a minha chegada, deu pra conhecer alguns lugares, e vou fazer um panorama geral da cidade:

A primeira coisa que se repara quando se chega num lugar novo são as casas e construções ordinárias que ladeiam as ruas. Aqui tem prédios e casas muito fofas, que dão o tom da cidade.

Casas na vizinhança, ao sol do Porto

Os bairros mais comerciais tem o mesmo encanto das casinhas apertadas e antigas, com ladeiras pra todos os lados, o que tá me instigando a comprar uma bicicleta por aqui.

Casas no centro e perto da Reitoria. Me sinto numa cidadezinha de brinquedo!

Antiga, muito nobre, sempre leal, invicta, e cheia de ladeiras.

As fachadas e os nomes das lojas são uma graça a parte quando se anda pelas ruas.

"Pedante que vai pra Portugal e acha que tá na Europa" @tiposdepedante

Dois lugares importantes pra nós: a Praça dos Aliados, que fica perto de mais ou menos tudo, e onde fica a Câmara Municipal (ou Prefeitura), o Palácio da Bolsa e outros prédios bonitos e imponentes. E a Praça Gomes Teixeira, que abriga a Reitoria da Universidade do Porto, onde podemos resolver muitos pepinos acadêmicos. Perto da Reitoria ficam também alguns bares (o Piolho é o mais tradicional), que nas quartas e sextas transformam o lugar numa espécie de Lapa do Porto, um agito só.

Reitoria da U.Porto e Pça dos Aliados

Pelas redondezas tem também a Estação de São Bento, que é a estação de comboios (ou trens) do Porto. Já demos um olhada, as passagens pra cidades próximas como Braga e Guimarães são baratas, vamos aproveitar pra conhecer assim que der. A estação tem a característica que rege o visual da cidade: a tradição dos azulejos e o antigo convivendo com a modernidade dos meios de transporte e construções contemporâneas.

Estação de São Bento

Falando em transporte, aqui a gente usa muito o metro (ou metrô). É moderno, rápido, limpo, confortável e fácil de se achar. Pra ser perfeito, só faltava a tarifa zero. Mas mesmo assim, na condição de estudantes, pagamos 14 euros por mês para andar de metro, autocarro (ou ônibus) e bonde quantas vezes precisarmos. Os autocarros aqui são movidos a gás natural (!). Mais um fator que tá me motivando a comprar uma bicicleta é que podemos levá-la sempre no metro e nos autocarros, uma bela mão na roda.

Metro que passa pela ponte por cima do Rio Douro, estação de metro na superfície e Salgueiros, a estação da nossa casa.

De metro se vai a todo lugar, inclusive uma paragem (ou ponto) importante é o Estádio do Dragão, que é o estádio do FC Porto, o time de futebol da cidade. Visitei o estádio em um dia sem jogo, só para conhecer mesmo. Pra quem estava acostumada a ir na Arena Joinville, o Estádio do Dragão é coisa de outro mundo. Adotei o Porto como meu time provisório esse ano, e assim que tiver um jogo que o ingresso não custe os olhos da cara, vamos todos assistir. A loja do time é enorme, e tem todos os artigos que você possa imaginar com a marca do FC Porto, em várias versões diferentes. Já sei onde vou comprar uns presentes pro Bruno, pro sogro e mais alguns amigos (:

E pra fechar o tour com chave de ouro, só mesmo o Rio Douro, que corta a cidade no meio e cria o principal cartão postal do Porto. Nas noites de segunda feira, o forte é ir pra Ribeira (beira do Rio, acertou), que vira a segunda Lapa da cidade. Na semana passada, com um pandeiro, gente bêbada e vozes incansáveis, fez-se uma roda de samba brasileira, que contagiou os estudantes de outros países de estavam em volta e fez a gente voltar pra casa quase de manhã.
Vale a pena também ir a pé ou de metro até Gaia, o que te faz passar por cima de uma das pontes que ligam as duas margens do Rio Douro. A vista é sensacional num dia de sol, com os barquinhos turísticos passando por baixo da ponte. Ainda vamos fazer esse passeio.

De Gaia, a vista do lado esquerdo, da ponte e do lado direito. Sem palavras!

Hoje é sábado, eu e as meninas aqui de casa estamos tramando o que vamos fazer para conhecer mais cantos dessa cidade cativante.

Até (;

2 pensamentos sobre “O (meu) Porto

  1. Leticia Ramos disse:

    Mariii, adorei o blog, me senti em Porto por uns minutos! Não preciso nem dizer pra aproveitar MUITO aí, né!

  2. Bruno Isidoro disse:

    Uhull. E o Jec ganhou do Ipatinga hoje.
    ;**:

Deixe um comentário