À portuguesa

A pedido de gordinhos dos dois lados do Atlântico, àvidos por novidades vegetarianas, aí vão as primeiras impressões dessa viagem gastronômica.

No momento que cheguei aqui no nosso prédio (lembra que ficamos trancados pra fora?), desci no Pão Quente Leão aqui do lado e pedi um Guaraná Antartica. Foi a primeira coisa que tomei em Portugal, pra começar o intercâmbio com o pé direito. Depois, descobrimos que aqui também tem um chamado Guaraná Brasil, com um tucano estampado na lata verde e amarela, apesar de ser fabricado em Portugal.

Guaranás!

Outra doçura brasileira são os gelados (ou picolés), que vem direto do Brasil pra nos refrescar nas tardes quentes de passeios.

Refrescância 100% brasileira.

Aqui em Portugal (acho que no resto da Europa também) os estabelecimentos já aceitaram que os vegetarianos existem e também tem fome. Ainda fico com o pé atrás quando tenho que comer fora… (É meu instinto herbívoro :B) Mas isso tende a passar com o tempo.
Também, não precisa de muita frescura no prato pra me agradar. Depois de me tornar vegan, aprendi a provar mais coisas diferentes (O paladar acaba mudando, o que é ótimo!) e me farto com qualquer prato de arroz com feijão e batata frita.
Eu sempre encontro alguma coisa decente em todo lugar que vou, e os restaurantes que não tem nada no cardápio compreendem perfeitamente e se esforçam pra improvisar alguma coisa gostosa. Não sei se eu tive sorte até agora ou se é isso mesmo, espero que seja!

Meu almoço numa tarde quente perto da Reitoria

Até no almoço chique que tivemos essa semana no Museu do Douro, me deliciei. Sopa de cogumelos como entrada e depois um risoto que tava tão gostoso que esqueci de fotografar.

Sopa no Museu e a louça tradicional portuguesa

E como criança de barriga vazia não presta atenção na aula, o refeitório da faculdade tem sempre três opções de cardápio: onívoro, “dieta” e vegetariano. Tem bastante variedade na semana, e eles servem almoço e jantar todos os dias por um preço bom (2,25 euros). A refeição inclui suco, pão, sopa, prato principal e sobremesa. Além da estrutura ser ótima e o almoço barato, acabei provando uns pratos tradicionais e umas coisas diferentes aqui, como croquetes de milho e alho francês (ou alho poró) com batatas. Só de lembrar dá fome!

Primeira refeição na faculdade :D

Ir ao supermercado nunca foi tão difícil. É complicado escolher no que investir, com tanta opção! Toda vez que vou, trago uma marca de iogurte diferente. As coisas da Alpro, que tem aqui mas eu já conhecia no Brasil, continuam no topo do ranking das mais gostosas. E tem várias marcas de leite de soja, sorvete, congelados diferentes e algo parecido com linguiça, além das coisas de glúten. Provei pouca coisa até agora, mas to gostando da maioria (:

Comida vegan faz as pessoas ficarem felizes, assim (:

É claro que nem tudo é um mar de rosas… Comida de restaurante é um pouco insosa, o arroz é empapado, aqui se come muita carne de porco e 90% dos alimentos leva ovo.
Mas contra todos esses infortúnios, tenho em casa duas jóias chamadas Vanessa e Marcela, que fazem Gastronomia e dão um jeito pro arroz ficar soltinho, que me fazem provar um molho de tomate incrível na massa, e que administram as refeições pra gente ser feliz <3

E falando nelas,  lembrei do jantar universitário. É uma janta com pratos baratos, cerveja e sangria (vinho + frutas + cerveja) incluidos, com várias mesas compridas cheias de universitários a cantar músicas tradicionais…
“Imaculada Senhora dos Pastéis
Fazei com que o vinho
Não se acabe nos tonéis.
E que a àgua ardente
Seja cada vez mais forte!
Juro e jurarei,
Beberei até à morte.
E quando morrer,
Não quero choros nem gritos,
Quero ao pé de mim,
Um garrafão de cinco litros!”

O Felipe já morreu e tá à espera do garrafão.

Fim de semana passado eu e as meninas conhecemos um lugar apaixonante: a Rota do Chá. É uma casa de chá com vários ambientes, um jardim com mesinhas baixas e um cardápio infinito de chás de todos os lugares do mundo. Os dois que eu experimentei (“Love Story” e “Champagne Strawberry”) tinham cheiros incríveis, pareciam perfumes. Passamos lá um bom tempo, comendo torradas e sanduíches, tomando chá e nos sentindo num universo paralelo. É romântico e aconchegante… É especial pra mim porque tenho uma relação particular com o chá. Tenho saudade de lá, e quero levar todos que vierem me visitar pra passar uns minutos nesse outro mundo :)

Eu, feliz.

Um universo paralelo no Porto.

Já peguei outras dicas sobre compras e restaurantes vegetarianos na cidade, e se calhar faço outros post sobre comida no decorrer dos meses.
Que haja taekwondo pra queimar todas essas delícias!

Até (;

4 pensamentos sobre “À portuguesa

  1. camixxx disse:

    aiii quero ir nessa casa de chá ;~~ LINDO!

  2. Felipe Smimnhuk disse:

    Já to viciado nisso daqui, e vê se não fala mal de mim viu?! haha Beijo

  3. Marcela disse:

    Adoreiii…. muito bom mesmo, e o melhor faço parte de tudo :D

  4. Bruno Isidoro disse:

    Porra, já tá forçando minha ida hahaha Não precisa forçar, já disse que vou te visitar, amor ;**:

Deixe um comentário